segunda-feira, 14 de março de 2011

"A Letra mata, mas o Espírito Vivifica"


O texto de II Coríntios 3:6 revela contraste importante entre a impropriedade do sistema da lei no Velho Testamento e a eficácia da salvação em Cristo. A "letra" representa o "ministério da morte, gravado com letras em pedras" que foi dado aos israelitas através de Moisés (3:7, 3). O “Espírito” representa a nova aliança de Cristo, revelada através do Espírito Santo e escrita em nossos corações (3:3, 4,6,8).
Infelizmente esse texto tem sido arrancando de seu contexto e distorcido, o seu verdadeiro significado tem sido ocultado, encontrando assim, espaço para a apologia ao anti-intelectualismo bíblico, afirmando que o estudo cuidadoso da Bíblia é inútil e até perigoso, "porque a letra mata, mas o Espírito vivifica”, menosprezando a própria Palavra de Deus!

Ainda dentro do contexto de II Coríntios 3, Paulo orienta sobre a importância da Palavra de Deus,destacando seu real valor (4:2), fala da verdade (4:2), do conhecimento da glória de Deus (4:6), da liberdade (3:17).

Portanto, convém lembrar que a fonte confiável que nos leva ao conhecimento de Deus é a Sua Palavra “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” (Os.6:3)

Pb. Francisco de Aquino


Nenhum comentário:

Postar um comentário