sábado, 12 de fevereiro de 2011

Abba, Pai!


Quando viveu como homem nessa terra, Jesus participou de uma intimidade com Deus como nenhum outro homem ousou experimentar. Jesus era envolvido de um relacionamento íntimo com o Pai e habitado pelo Espírito do Pai ,chamou Deus por um nome que expressava toda essa proximidade,causando escândalo aos líderes religiosos de sua época e abalando a opinião pública de Israel, o nome que o identificava intimamente com Deus era: “Abba”.

As crianças judias só usavam essa forma íntima de expressão em relação aos seus pais. Como um termo a ser usado em relação ao próprio Deus, no entanto, nunca se havia usado(ou ousado) tal forma coloquial, não só no judaísmo, mas em nenhuma outra religião do mundo. "Abba”, como forma de se dirigir a Deus, é única e original de Jesus. O mundo religioso do I século foi confrontado com essa nova e íntima expressão em relação a Deus. Essa maravilhosa expressão nos foi revelada por Jesus, o Filho Amado, não guardou essa experiência de proximidade com Deus para si mesmo. Ele não só abriu as portas para esse relacionamento,como também nos chamou para compartilharmos do mesmo relacionamento íntimo e libertador com o Pai.

Segundo o apóstolo Paulo "... porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: 'Aba, Pai'. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus" Rm 8:14-16. João, o discípulo "a quem Jesus amava", escreveu: "Pensem no amor incrível que Deus demonstrou para conosco ao permitir que sejamos chamados 'filhos de Deus' e não somos apenas chamados assim, mas de fato somos filhos de Deus" 1Jo 3:1.

Participemos então deste relacionamento próximo com o nosso “Paizinho”,seguindo assim o exemplo do Filho, vamos nos aproximar intimamente do Pai.

Pb. Francisco de Aquino, membro da Igreja “O Brasil para Cristo” Kemel – Poá e professor do Instituto Bíblico O Brasil para Cristo (I.B.B.C.) em Suzano e Poá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário