domingo, 28 de outubro de 2012

495 anos da Reforma Protestante e seus princípios


Introdução: Estamos comemorando um dos eventos históricos mais importantes da igreja desde o ano 300 d.C.

Obs.: ou pelo menos deveria ser lembrado e comemorado pela igreja.


Em meados do ano 300 d.C., com o imperador Constantino que havia se tornado cristão

(312 d.C.) a igreja não só se tornou parte do Estado, como o cristianismo se tornou religião oficial do império.


Isso trouxe muitos malefícios à igreja, pois ela se tornou um cabide de posições, perdeu sua característica original e se enveredou no sujo jogo da política de poder do império.


Por que uma reforma? As expectativas do povo do século XVI era mesmo a de ter salvação e os líderes da igreja romana, sempre usando o poder, começaram a negociar essa salvação – surgiram as famosas indulgências e as relíquias sagradas da igreja.


Foi nesse momento que aparece na história da igreja um monge agostiniano, que tem uma revelação da palavra Rm. 1:17 e luta por mudanças na igreja. (o desejo não era uma cisão, era sim uma reforma).


Como houveram expectativas no século XVI,hoje elas também existem, as expectativas de século XXI são: uma vida ajeitadinha, farta de riquezas, sem doenças e tudo isso aqui na terra, e da mesma forma sempre visando o poder, muitos “líderes” de hoje, também negociam isso!


No próximo dia 31 de outubro, a Reforma Protestante, completa 495 anos.


Apesar das tentativas de sufocar esse movimento, tenham sido muitas e intensas, a reforma atravessou séculos e gerações por meio das igrejas que herdaram seus princípios, que eram:

- Sola Gratia – Só a graça

- Sola Scriptura – Só a escritura

- Sola Fide – Só a fé

- Solus Christus – Só Cristo

- Sola Deo Gloria – Só a Deus toda glória


Com essa bandeira os reformadores conseguiram comunicar o que acreditavam ser a vivência de um evangelho verdadeiro.


Só a graça: Rebate a crença romana de que a salvação é fruto das boas obras, pois de acordo com a Bíblia, a salvação do homem não é meritória e, sim, uma concessão de Deus mediante a fé. (Ef. 2:8).


Só a escritura: Determina que toda a autoridade está na Bíblia, e não na igreja romana( e em nenhuma outra), como ensinavam os padres.

(II Tm. 3:16,17)


Só a fé: (em Cristo) “a fé só é válida à medida que sua fonte é confiável”. E só a fé em Cristo pode levar o homem a Deus, e nada mais. Por isso o combate as indulgências (que era um documento que garantia o perdão divino) (I Tm. 2:5).


Só cristo: entende-se que a salvação está no filho de Deus e não na igreja como era ensinado. (At. 4:12).


Só a Deus a glória: Toda glória deve pertencer a Deus e a ninguém mais. (Is. 42:8).


Não devemos acrescer mais nada a esse conjunto de doutrinas principais.

Esses princípios, entretanto, não foram usados inicialmente para um rompimento com a igreja católica, mas para causar uma reforma de seus conceitos, o que se mostrou, com o passar do tempo inviável.


Protesto: 31/10/1517 – Martinho Lutero fixa as 95 teses na porta do castelo de Witemberg.


Os reformadores passaram a chamados de protestantes pela sua reação inesperada e corajosa de protestarem em favor da liberdade religiosa na Alemanha e da ortodoxia bíblica.


Em 1521, o Edito de Worms proibiu que as obras de Lutero fossem ensinadas, mas Lutero já havia conquistado com as verdades bíblicas parte do povo e a liberdade religiosa que hoje desfrutamos.


Pb. Francisco de Aquino, membro da Igreja “O Brasil para Cristo” Kemel – Poá e professor do Instituto Bíblico O Brasil para Cristo (I.B.B.C.) em Suzano e Poá.




quarta-feira, 24 de outubro de 2012

No Mundo Tereis Aflições


I was married for just eight days.jpg
"Eu tive o privilégio de conduzir Jackson Kioko ao Senhor, no ano de 2008", contou Samuel Wainaina, pastor e fundador da Igreja de Melquisedeque, em Mombasa.
"Depois disso, eu o discipulei por dois anos, antes do seu treinamento para o ministério. Eu investi muito nele porque era evidente que, apesar de ser relativamente jovem na fé, o pastor Jackson era um homem muito dedicado a Deus, valente na obra do Senhor”, contou. 

“Ele era um evangelista apaixonado, que viveu para cumprir apenas uma função, pura e simplesmente: transformar o maior número possível de pessoas com quem tinha contato em discípulos do Reino de Deus. Ele era um trabalhador muito esforçado e confiável.”


Infelizmente, concluiu o pastor Samuel, "eu perdi um valioso amigo e colega de trabalho no ministério, ele foi o meu assistente. Como igreja, perdemos um jovem muito generoso, uma benção na casa de Deus."


O pastor Samuel falou sobre a morte de Kioko durante a visita de um colaborador da Portas Abertas à cidade costeira de Mombasa que, posteriormente, também foi levado à esposa do falecido Jackson, de 29 anos, Damaris Kioko.

Quando estavam a caminho da casa de Damaris, Geoffrey, o jovem indicado pelo pastor Samuel a guiá-los até a viúva, contou como o grupo de jovens da Igreja Melquisedeque perdeu uma voz unificada que os encorajava a serem mais espirituais e verdadeiros adoradores, pessoas de oração. Ele contou que Jackson sempre participou das orações noturnas e incentivava os jovens, futuros trabalhadores da igreja, a assumirem a liderança dos serviços da noite, como parte de sua formação. “Ele reunia a juventude da igreja e mostrava-lhes o que significa servir a Deus”, disse.
Ao chegarem à casa simples e confortável dos Kioko, Damaris delicadamente os conduziu para dentro. Já no início da conversa, os participantes haviam adquirido uma comunhão tão grande, que era evidente a dor que ainda machucava o coração de Damaris; ela ficava visivelmente sem fôlego ao falar sobre Jackson. A lembrança do que tinha acontecido com seu amado fazia com que seu peito se comprimisse tanto que ela falava de maneira ofegante.

Muitas vezes, sua voz era apenas um sussurro. Percebendo o quão doloroso a narração daquilo tudo estava sendo, o colaborador da Portas Abertas que a ouvia perguntou se ela queria parar, mas a resposta foi: "Não, está tudo bem", seguida de seu depoimento:


"Jackson era tão sincero. Ele tinha a mente aberta, para frente, orava muito, era um trabalhador esforçado. Tinha apenas um objetivo na vida e dizia que era o seu chamado: ganhar almas para Jesus. Ele não se importava com o lugar que precisasse ir ou com quem falaria, tudo o que ele queria era que todo mundo que estivesse ao seu alcance ouvisse sobre Cristo".

"Estas foram as qualidades que me atraíram nele. Nós nos conhecemos na igreja Melquisedeque, onde eu servia como cantora evangelista e integrava a equipe de mídia. Por um tempo, nós nos paqueramos e, quando ele se declarou, eu aceitei de bom grado”, contou Damaris com um sorriso tímido.
"Ficamos noivos no ano passado e planejávamos nos casar neste ano. Esses planos foram abençoados pelo Senhor e no sábado, 28 de abril de 2012, fomos finalmente declarados marido e mulher em uma cerimônia maravilhosa. Membros de nossa igreja, famílias e amigos alegraram-se conosco. "
E continuou: "Segunda-feira, 7 de maio, foi o primeiro dia de Jackson de volta ao trabalho, após o casamento e, como de costume, ele partiu em uma missão de evangelização. Nós nos separamos felizes, eu não imaginava que nunca mais o veria novamente. "

Damaris fez uma pausa e, em seguida, declarou com uma tristeza silenciosa que trouxe lágrimas aos olhos "Oito dias . Eu estive casada por apenas oito dias. Queimaram o nosso futuro, quando queimaram Jackson. Nós nem sequer temos um corpo para enterrar.” Isto foi dito de uma maneira tão angustiada, que soou apenas um sussurro.

"Jackson tinha 34 anos, era o primeiro de nove filhos do Sr. e Sra. Musyoki. Ele tinha duas irmãs e seis irmãos. São uma família grande e amorosa, que me acolheu em seu convívio e têm me apoiado muito desde que tudo aconteceu. Por favor, orem por essa família também, eles sofrem a dor de ter perdido um filho servo do Senhor, trabalhador. "

"Como você é capaz de continuar?" Perguntou-lhe o colaborador da Portas Abertas. Ela parou por um momento e depois respondeu: "Somente através das orações e o apoio de amigos, familiares e membros da igreja. Eles oram todo o tempo por mim. Isso me deu força para prosseguir.” 


“Peço mais orações, por favor! É tão difícil! Ni mzigo siwezi kubeba peke yangu (é um fardo que eu não tenho força para carregar sozinha). Ajude-me a carregá-lo através de suas orações. Eu não sei como passar por isso. Eu preciso de Deus, preciso dEle para me impulsionar para frente, para me levar adiante. Eu preciso que Ele me tome em seus braços,  quando eu não posso andar. Tudo o que preciso agora é de Deus. E eu preciso das orações da igreja ao lado das minhas, para os momentos de maior  fraqueza. Por favor, orem por mim."

TraduçãoAna Luíza Vastag



Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.
Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;
Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.
Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?
E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?
Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem. 

1 Pedro 4:12-19

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Chamada de Deus para a Salvação.




E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá


1 Pedro 5:10

INTRODUÇÃO.


Já li este versículo algumas vezes, e até já preguei sobre ele, mas a cada vez que o leio enxergo algo muito especial nele, pois, nele existe algumas expressões importantes, tais como: “O Deus de toda graça”. Isso é importante, porque destaca um Deus sem limite, isto é, que tem uma graça tal que, “em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória”, mas é bom lembrar que para ter essa glória com ele, necessário se faz haver um aperfeiçoamento. O versículo lido diz que “Ele mesmo nos aperfeiçoará, confirmará e fortalecerá e fundamentará”. Desejo, pois, fazer um breve comentário sobre a chamada de Deus para a salvação. Essa chamada a qual me tenho referido inclui três aspectos: Seu amor para com os homens, sua escolha e seu cuidado. Vejamos:

I – SEU AMOR.

A demonstração de amor é caracterizada pela morte de Cristo por nós, como diz o apóstolo Paulo: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). A demonstração aqui está em que não houve uma condição qualquer exigida pelo Senhor para que assim Ele nos viesse aceitar. Não, simplesmente ele nos amou, enviando o Seu Filho amado para morrer em nosso lugars, sendo n nn amor para conosco, em que Cristo morreus por nado.special nele, pois, nele existe algumas expres. Quando lemos o texto escrito pelo apóstolo Paulo em Rm 3.9-18, vemos nesse texto uma fotografia da nossa condição passada.

1 – “todos estão debaixo do pecado” (v.9).2 – “não há um justo, nem um se quer” (v.11).3 – “não há ninguém que busque a Deus” (v.11).4 – “não há quem faça o bem, não há um só” (v.12).5 – “há línguas que tratam enganosamente” (v.13).6 – “bocas cheias de maldição” (v.14).7 – “pés ligeiros para derramar sangue” (v.15).8 – “Em seus caminhos há destruição e miséria” (v.16).9 – “desconhecem o caminho da paz” (v.17).10 – “Não há temor de Deus diante de seus olhos” (v.18).

Que amor maior que este, partindo principalmente de alguém eternamente santo, incomparavelmente santo, que se digna a resgatar um ser que preferiu a desobediência, ao temor do Senhor? Paulo confirma isso neste mesmo capítulo, quando diz: “Porque todos pecaram e destituído estão da glória de Deus” (v.23).

II – SUA ESCOLHA.

O Senhor Jesus diz: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu escolhi a vós...” João 15.16. Este versículo não está dizendo que o Senhor Jesus escolheu uns e descartou outros. Não. A verdadeira afirmação é que o homem apesar dos esforços feito pelo Senhor para alcançá-lo, sempre desprezou esse esforço. Diz a Bíblia que quando Caim matou Abel Adão gerou um terceiro filho ao qual denominou Sete. De Sete, o terceiro filho de Adão, nasceu um filho que se chamou Enos, “então se começou a invocar o nome Senhor” (Gn 4.26). Enos gerou a Cainã, que gerou a Maalaleel, que gerou a Jerede, que gerou a Enoque, que gerou a Matusalém, que gerou a Lameque, que gerou a Noé (Gn 5.9-30). Depois que Noé gerou três filhos os quais chegaram a casar, Deus mandou o dilúvio, salvando-se apenas a família de Noé que não foram mais do que oito pessoas: Ele a esposa, os três filhos e as esposas dos filhos (I Pe 3.20), porque todos os descendentes, de Enos haviam abandonado Deus. A família de Noé desviou-se, Então, Deus chamou Abraão e sua descendência que também se acha desviada, conforme diz Paulo: “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu” (Rm 1.21). Apesar de tudo isso Deus não desistiu do homem e por isso diz o Senhor Jesus: “Não escolhestes vós a mim, mas eu escolhi a vós...”, apesar do homem ter preferido escolher o pecado, a miséria, a desgraça, a angústia, a tristeza, o mal, mesmo assim, Deus não levou em consideração nada disso, mas o escolheu para salvá-lo da pena da morte, anunciando essa salvação através de profeta Isaías, 9.2-7. E na “plenitude dos tempos”, diz Paulo, “Deus enviou seu Filho” Gl 4.4. Todo esforço para remir o homem mostra claramente que o Senhor é um Deus bondoso, misericordioso, longânime, amoroso, fiel e justo, pois, mesmo conhecendo o estado miserável e degradante do homem, ainda assim o escolheu, (Is 45.22).Escolhidos que somos, tornamo-nos seus amigos. E como amigos tornamo-nos participantes:

1 – Participantes dos seus segredos, João 1.15.

Andamos nas sombras do mundo de pecado, com segredos de vida, paz e glória eterna na alma. O grande segredo, privilégio dos amigos de Deus, é conhecer os negócios dele. Não temos de servir como criados, mas como cooperadores I Co 3.9. Cooperadores em comunhão, compreendendo e interessados nos planos revelados nas profecias. Não dizendo: “quero somente cumprir com minha obrigação e ser salvo, não me importo com o destino de ninguém”. Isto, inclusive faz lembrar-me uma jovem de nossa Igreja, que em seu conceito a função de pastorear é expulsar da Igreja, que em seu conceito não merece a salvação e nesse conceito “não me importo com o destino de ninguém” falou-me desrespeitosamente que na nossa Igreja falta liderança, pelo que lhe respondi: “a Igreja tem liderança, talvez esteja necessitando de um ditador”. Se tal jovem houvesse vivido há quarenta anos atrás a resposta teria sido: por desrespeitar o seu pastor, você está excluída. Mas líder não impõe, lidera.

2 – Participantes dos sentimentos de Cristo, Fl 2.5.

Que sentimentos apresentava o Senhor Jesus quando estava aqui na terra? Sentimento de bondade, amor, compaixão, humildade, cuidado e outros. Na sua ética ele diz: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orais pelos que vos maltratam e perseguem”.

3 – Participantes dos sofrimentos de Cristo.

Para esse item, o melhor conselho nos é dado pelo apóstolo Pedro, Leia I Pe 4.12-16. “Amados não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação de sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo Nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito Santo da glória de Deus. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte”.

III – SEU CUIDADO I Pe 5.7.

De que maneira O Senhor demonstra esse cuidado para conosco? O versículo que lemos como base para esse estudo nos responde. Vejamos:

1 – Nos aperfeiçoará.

Deus tem um propósito em cada vida. “Ele quer o aperfeiçoamento dos santos” diz o apóstolo Paulo, Ef 4.12, 13. À Proporção que vão passando os dias o Espírito Santo do Senhor vai trabalhando em nossas vidas, através de um processo chamado regeneração, Tt 3.5.

2 – Confirmará.

A palavra confirmar tem os seguintes significados: Tornar mais firme, afirmar categoricamente, comprovar, certificar, adquirir a certeza de, ratificar, revalidar, sustentar, crismar. Para nós aqui, apenas, dois destes significados: Tornar mais firme e sustentar. Isso mostra que o Senhor a cada dia nos torna mais firmes e com o seu cuidado de Pai nos sustenta confirmando o que realmente somos e temos direito, Rm 8.16,17.

3 – Fortalecerá.

Fortalecer é tornar mais forte. Isaías completa esse conceito no capítulo 40 e versículo 31 de seu livro que assim está escrito: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com as asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.

4 – Fundamentará.

Fundamentar é lançar os fundamentos com bases sólidas; estabelecer, firmar. Isto é o que Deus tem feito conosco: nos firmado em Cristo a Rocha Eterna, Sl 40.1, 2.

CONCLUSÃO.

Conhecidas estas verdade ao nosso respeito, podemos deduzir que todos estes privilégios alcançados mostra que há alguém fora desta nossa dimensão que como diz o escritor do Salmo 121, não dorme, pelo contrário está sempre com um cuidado redobrado pela mais preciosa criatura que Ele criou – Deus. Ele nos criou, o homem o abandonou, Ele chamou o homem, mandou Seu filho para salvar o homem e ainda aperfeiçoa esse confirma, fortalece e fundamenta esse homem.

Deus único e incomparável.

Que o Senhor nos abençoe grandemente.

Pr. Samuel Lopes da Silva

Fonte:http://prsamuellopes.blogspot.com.br/